
Por que seu carro pode ser guinchado mesmo sem estar quebrado?
Quando se fala em guincho, muitas pessoas pensam imediatamente em um carro com pane mecânica, sem condições de seguir viagem.
Um veículo pode ser guinchado mesmo funcionando perfeitamente. Isso pode ocorrer por diversos motivos, muitos deles relacionados à legislação de trânsito, segurança ou falta de atenção a regras básicas de circulação e estacionamento.
Estacionar em local proibido
Muitas ruas possuem sinalização específica sobre onde e quando é permitido parar. Ignorar essas orientações pode fazer com que o carro seja removido pelas autoridades, especialmente em áreas de grande fluxo, onde veículos mal estacionados atrapalham a passagem de pedestres ou de outros motoristas.
Estacionar em frente a garagens, em calçadas, esquinas, faixas de pedestres ou em locais exclusivos (como vagas para deficientes ou idosos, sem identificação apropriada) são infrações graves. Nesses casos, o carro pode ser levado com ou sem a presença do condutor, mesmo que esteja em perfeitas condições de funcionamento.
Documentação irregular
Se o veículo estiver com o licenciamento vencido, ou com impostos como IPVA em atraso, ele pode ser apreendido durante uma blitz. A lei exige que todo veículo em circulação esteja com os documentos atualizados, e qualquer irregularidade pode resultar na sua remoção do local.
Veículos com placas ilegíveis, adulteradas ou com registro de pendências graves no sistema dos órgãos de trânsito também podem ser guinchados, como medida de segurança pública.
Situações de risco ou emergência
Mesmo que o carro esteja funcionando normalmente, ele pode ser guinchado se estiver em uma área considerada de risco ou atrapalhando serviços essenciais. Durante eventos, obras ou emergências, é comum que trechos de ruas sejam isolados temporariamente. Se o carro estiver estacionado nesse local, mesmo que de forma aparentemente correta, ele pode ser removido para não comprometer o serviço ou a segurança de todos.
Há também casos de acidentes onde o carro envolvido continua em condições de andar, mas precisa ser guinchado para desobstruir a via ou por exigência legal.
Para evitar esse tipo de contratempo, o ideal é manter os documentos em dia, observar atentamente a sinalização de trânsito e estacionar sempre de forma correta. Caso você se depare com uma situação inesperada, como bloqueios na via, mudanças na sinalização ou se precisar deslocar seu carro mesmo sem falha mecânica, uma empresa de guincho 24h pode oferecer suporte rápido e seguro.
Ter atenção redobrada ao estacionar e manter a documentação do veículo em ordem são atitudes fundamentais. E se precisar de ajuda, conte com um serviço de guincho 24 horas para agir com agilidade e responsabilidade em qualquer situação.
A Brasil Sul Guinchos oferece guinchos 24 horas com agilidade e eficiência, onde quer que você esteja. Com guinchos disponíveis em Curitiba, São José dos Pinhais, Pinhais, Piraquara e Colombo, além de atendimento estadual e interestadual, estamos sempre a uma ligação de distância para garantir a assistência que você merece.