
Preparos pré-guincho: o que fazer se sua bateria descarregar no meio de uma viagem?
Imagine que você está em uma viagem tranquila, mas de repente, seu veículo para de funcionar. Ao tentar ligar o carro, você percebe que a bateria simplesmente morreu. Essa situação é mais comum do que parece, e pode ser frustrante, especialmente se você estiver longe de casa ou em um local isolado. Nesse momento, a dúvida é: o que fazer antes de chamar um guincho? A boa notícia é que há algumas alternativas e preparos que podem te ajudar a lidar com o problema sem precisar acionar o guincho imediatamente.
1. Verifique se é realmente a bateria
Antes de mais nada, é importante confirmar que o problema é, de fato, a bateria. Tente acionar o carro e observe os sinais. Se as luzes do painel estão apagadas ou muito fracas, e o motor não faz o barulho comum ao tentar ligar, provavelmente a bateria está descarregada. Se, por outro lado, você escutar um som estranho ao tentar dar a partida ou as luzes ainda estiverem acesas, o problema pode ser outro, como o alternador ou algum problema mecânico.
2. Tente uma ligação de emergência (carga de bateria)
Se você confirmou que o problema é a bateria, há algumas alternativas antes de precisar chamar um guincho. Se você tiver um cabo de chupeta (cabo de ligação) e outro veículo disponível, pode tentar dar uma carga rápida na bateria.
- Posicione os dois veículos próximos, mas sem que eles se toquem.
- Conecte o cabo vermelho (positivo) no terminal positivo (+) da bateria descarregada e depois no terminal positivo (+) da bateria carregada.
- Conecte o cabo preto (negativo) no terminal negativo (-) da bateria carregada e, em seguida, a outra extremidade no chassi do carro com a bateria descarregada (não conecte diretamente ao terminal negativo da bateria, para evitar faíscas).
- Ligue o carro com a bateria carregada e deixe-o funcionando por alguns minutos antes de tentar dar a partida no veículo com a bateria descarregada.
Se o veículo ligar, conduza-o somente o suficiente para chegar em uma oficina ou em sua casa. Se ele não ligar, pode ser necessário um auxílio mais técnico ou até o guincho.
3. Utilize um carregador portátil
Uma solução prática para quem viaja com frequência é ter um carregador portátil para a bateria do seu carro. Este dispositivo permite que você dê a partida em um veículo com a bateria descarregada sem precisar de outro carro. Se você tiver um desses aparelhos, siga as instruções do fabricante para conectar e dar partida no carro.
4. Chame um mecânico ou assistência 24h
Se você não tiver os recursos para tentar dar partida no carro, como cabos de chupeta ou um carregador portátil, o próximo passo é procurar por serviços de assistência 24 horas. Muitas seguradoras e empresas de assistência oferecem serviços que incluem a troca de bateria ou carga de emergência, o que pode evitar a necessidade de guincho.
5. Quando chamar o guincho?
Se você tentou todos os métodos acima e o carro ainda não ligou, é hora de chamar o guincho que escolher. Em alguns casos, a bateria pode estar irreparavelmente danificada, e será necessário substituí-la. O guincho pode te levar até uma oficina mecânica de sua escolha, onde o problema poderá ser resolvido.
Lembre-se: um bom planejamento e alguns cuidados básicos podem transformar a situação em apenas um pequeno obstáculo na sua viagem!
A Brasil Sul Guinchos oferece guinchos 24 horas com agilidade e eficiência, onde quer que você esteja. Com guinchos disponíveis em Curitiba, São José dos Pinhais, Pinhais, Piraquara e Colombo, além de atendimento estadual e interestadual, estamos sempre a uma ligação de distância para garantir a assistência que você merece.